A Anthropic, startup de inteligência artificial generativa apoiada pela Amazon, anunciou nesta quarta-feira seu primeiro plano empresarial e um aplicativo gratuito para iPhone. A empresa está por trás do chatbot Claude, que assim como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini do Google, explodiu em popularidade no último ano.
O novo plano para empresas, batizado de Team, foi desenvolvido no último trimestre e envolveu testes beta com clientes de setores como tecnologia, serviços financeiros, serviços jurídicos e saúde. A ideia para o serviço surgiu parcialmente a partir do pedido de muitos desses mesmos clientes por um produto empresarial dedicado.
Algumas características do aplicativo
Claude para iOS:
- Acesso Universal: Disponível gratuitamente para usuários de iPhone
- Sincronização e Integração: Permite a sincronização do histórico de chats em dispositivos e a upload de imagens diretamente da câmera do iPhone.
Plano Team: Revolucionando o Trabalho Colaborativo
- Ferramentas de Gestão: Inclui ferramentas de administração e gerenciamento projetadas para facilitar a colaboração em equipe.
- Modelo Claude 3: Acesso às três versões do modelo IA Claude 3, oferecendo um equilíbrio entre velocidade e funcionalidade com um contexto expandido de 200.000 tokens.
- Integração com CRMs: Um roadmap promissor que inclui a integração com sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ampliando as possibilidades de uso corporativo.
Outras funcionalidades previstas incluem “citações de fontes confiáveis para verificar alegações geradas pela IA”, segundo o comunicado. O plano custa US$ 30 por usuário por mês quando cobrado mensalmente, com um mínimo de cinco usuários.
O anúncio vem mais de um mês após o lançamento do Claude 3, uma suíte de modelos de IA que a empresa diz serem os mais rápidos e poderosos até agora. As novas ferramentas são chamadas de Claude 3 Opus, Sonnet e Haiku.
De acordo com a Anthropic, o modelo mais capaz, o Claude 3 Opus, superou o GPT-4 da OpenAI e o Gemini Ultra do Google em testes de referência da indústria, como conhecimento de nível de graduação, raciocínio de pós-graduação e matemática básica. Esta também é a primeira vez que a Anthropic oferece suporte multimodal: os usuários podem fazer upload de fotos, gráficos, documentos e outros tipos de dados não estruturados para análise.
Clientes atuais usando o Claude incluem Pfizer, Asana, Zoom, Perplexity AI, Bridgewater Associates e outros. O campo da IA generativa explodiu no último ano, com um recorde de US$ 29,1 bilhões investidos em quase 700 negócios em 2023, um aumento de mais de 260% no valor dos negócios em relação ao ano anterior, de acordo com a PitchBook.
Fonte: Anthropic