Nvidia anuncia tecnologia de IA Projeto GR00T para robôs humanoides

Apresentação nvidia

A Nvidia anunciou nesta segunda-feira, 18 de janeiro, seu novo software de IA Projeto GR00T, desenvolvido para dar vida a robôs com características humanas. O projeto faz parte de um modelo fundacional, um tipo de sistema de IA treinado com uma quantidade massiva de dados, capaz de ser usado para uma grande variedade de tarefas, desde a geração de frases até vídeos, imagens e muito mais.

De acordo com a Nvidia, o Projeto GR00T ajudará robôs humanoides a “entender a linguagem natural e emular movimentos observando ações humanas – aprendendo rapidamente coordenação, destreza e outras habilidades para navegar, se adaptar e interagir com o mundo real”.

Além disso, a gigante dos gráficos também apresentou o Isaac Manipulator e o Isaac Perceptor, parte de sua plataforma de robótica Isaac. O Isaac Manipulator é uma série de modelos fundamentais projetados para braços robóticos, enquanto o Isaac Perceptor foi criado para oferecer “capacidades de visão 3D com múltiplas câmeras” para robôs projetados para assumir funções de manufatura e entrega.

Humanoide projeto gr00t
Crédito: NVIDIA

Jetson Thor: o cérebro dos robôs humanoides

Outra novidade anunciada foi o computador Jetson Thor para robôs humanoides. A plataforma, que é alimentada pelo system-on-a-chip Thor da Nvidia, servirá como o cérebro desses robôs.

Segundo a empresa, o Jetson Thor foi criado como uma nova plataforma de computação capaz de realizar tarefas complexas e interagir de forma segura e natural com pessoas e máquinas. Ele possui uma arquitetura modular otimizada para desempenho, potência e tamanho.

Parcerias com grandes nomes da robótica

A Nvidia afirma já estar trabalhando com alguns dos maiores nomes da robótica, incluindo a Boston Dynamics, famosa por seu robô Spot, 1X Technologies, Agility Robotics, Apptronik e Figure AI.

A Figure AI, em particular, tem chamado a atenção recentemente. Na semana passada, a empresa divulgou um vídeo no qual mostrou um robô humanoide falando como se fosse uma pessoa em resposta a comandos e realizando uma série de tarefas, como pegar pratos e colocá-los em um escorredor. Embora possa parecer relativamente mundano, a tecnologia necessária para que o robô reconheça cada item e os mova com precisão é incrivelmente sofisticada.

Em fevereiro, a Nvidia, juntamente com a Microsoft, OpenAI, Jeff Bezos, Parkway Capital, Intel Capital e outros, participou de uma rodada de financiamento série B para a Figure AI, avaliando a empresa em US$ 2,6 bilhões.

O futuro da robótica humanoide

Os robôs humanoides oferecem a promessa de serem capazes de realizar tarefas perigosas ou rotineiras para as pessoas. No entanto, assim como outras tecnologias de IA, eles também levantam o espectro de substituir empregos humanos. Ainda assim, não espere ver robôs humanoides passeando pelas ruas tão cedo.

O anúncio da Nvidia demonstra o crescente interesse e investimento no campo da robótica humanoide. Com o avanço da IA e o desenvolvimento de tecnologias como o Projeto GR00T, estamos cada vez mais próximos de ver robôs com características humanas desempenhando papéis importantes em nossa sociedade.

Caso queira assistir à apresentação completa da Nvidia, segue o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima