A Google anunciou recentemente que seu modelo de IA móvel, o Gemini Nano, estará disponível em breve para os usuários do Pixel 8. Essa novidade chega após o lançamento bem-sucedido do Gemini Nano no Pixel 8 Pro no final do ano passado.
O que é o Gemini Nano?
Gemini é a nova marca da Google para toda a sua tecnologia de modelos de linguagem grande (LLM). O modelo vem em vários tamanhos diferentes:
- Nano: pode rodar em smartphones
- Pro: versão intermediária
- Ultra: otimizado para servidores
Recentemente, a Google atualizou o Gemini Pro para a versão 1.5, que alega ser o modelo de IA mais capaz em operação atualmente. Embora o Gemini Ultra seja maior, a Google afirma que otimizações no compartilhamento de dados da GPU tornaram isso possível.
Desafios de trazer o Gemini Nano para o Pixel 8
Inicialmente, a Google havia dito que não adicionaria o modelo Gemini Nano ao Pixel 8 devido a “limitações de hardware”. A principal diferença entre o Pixel 8 (8 GB de RAM) e o Pixel 8 Pro (12 GB) é a memória RAM.
Mesmo os menores LLMs, como o Gemini Nano, exigem uma grande quantidade de memória para funcionar, e a Google alerta que isso pode afetar a confiabilidade.
Porém, parece que a empresa encontrou uma maneira de fazer isso acontecer. Eles informam: “Executar modelos de linguagem grande em telefones com diferentes especificações de memória pode oferecer experiências diferentes para o usuário, então estamos testando e validando isso no Pixel 8”.
Lançamento e Recursos
O Gemini Nano será lançado para o Pixel 8 no próximo Pixel Feature Drop, previsto para junho. No entanto, começará como uma prévia do desenvolvedor antes de expandir para a disponibilidade geral.
Com esse lançamento, o telefone não receberá tecnicamente nenhum novo recurso, mas poderá executar cargas de trabalho de IA localmente para recursos selecionados, em vez de acessar a nuvem.
A Google diz que o Gemini Nano será responsável pelo Magic Compose no aplicativo Mensagens e pelo recurso Resumir no aplicativo Gravador. Esses são recursos já disponíveis no Pixel 8 Pro, alimentados pelo Gemini.
Expansão do Circle to Search
Juntamente com essa novidade, a Google também anunciou que o Circle to Search chegará a uma série de telefones Google mais antigos. Esse recurso, que estreou na família Galaxy S24 antes de se expandir para o Pixel 8 e Pixel 8 Pro, permite destacar qualquer coisa na tela para obter mais informações sobre ela.
A partir de hoje, o Circle to Search estará disponível no Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6a e Pixel 7a.
Fonte: Extreme Tech