Google está prestes a forçar você a usar a pesquisa com IA generativa

person holding white android smartphone

A inteligência artificial (IA) generativa está transformando a maneira como interagimos com a internet, e o Google está na vanguarda dessa revolução. A gigante da tecnologia anunciou recentemente que introduzirá resumos e resenhas gerados por IA no topo dos resultados de pesquisa para usuários nos Estados Unidos, independentemente de eles optarem ou não por esse recurso.

Essa mudança, conhecida como “Search Generative Experience” (SGE), utiliza IA para resumir definições, avaliações de produtos, artigos e outros conteúdos que normalmente você precisaria clicar e ler por conta própria.

O objetivo, segundo o Google, é facilitar a experiência de pesquisa, para que “em vez de fazer uma série de perguntas e juntar essas informações você mesmo”, o Google possa fazer isso por você.

O que esperar da SGE nos resultados de pesquisa

Google sge

Quando você fizer uma pesquisa, poderá ver resumos gerados por IA no topo dos resultados. Esses resumos serão baseados em um subconjunto de consultas e aparecerão em uma pequena porcentagem do tráfego de pesquisa nos EUA.

O Google afirma ter um alto nível de confiança na qualidade e no valor que essas consultas trazem para os usuários. Em geral, a empresa mostrará visões gerais de IA quando for realmente relevante e nos casos em que as pessoas obteriam uma resposta melhor do que veriam na Pesquisa atualmente.

Possíveis impactos para criadores de conteúdo e usuários

Essa mudança pode afetar o nível de tráfego direcionado para sites que, de outra forma, poderiam ter sido clicados organicamente. Em um dos próprios exemplos do Google, a pesquisa por informações sobre um determinado pássaro pode gerar resultados de SGE suficientes para tornar inúteis os links de sites.

Quando o Google lançou a SGE no ano passado, vários editores previram que o recurso poderia prejudicar sites que dependem do tráfego para sobreviver. Além disso, mais usuários do Google estão começando a reclamar dos anúncios aparentemente intermináveis nos resultados, que em muitos casos tornam a pesquisa frustrante.

O Google também informou que continuará mostrando anúncios dentro e ao redor das experiências de visão geral da SGE. Portanto, mesmo a IA do Google tem algo a vender.

Fonte: Extreme Tech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima