A Meta (antigo Facebook) está testando seu chatbot Meta AI no WhatsApp, Instagram e Messenger na Índia e partes da África.
A Meta AI é alimentado por modelos de linguagem de grande porte e foi projetado para responder diretamente às consultas dos usuários dentro dos chats, além de oferecer a capacidade de gerar imagens fotorrealistas a partir de prompts de texto.
No Instagram, há evidências de que também está sendo usado para consultas de pesquisa.
Por que a Índia e a África foram escolhidas para os testes?
A Índia é um mercado extremamente importante para a Meta, com mais de 500 milhões de usuários do Facebook e WhatsApp, sendo o maior mercado da empresa.
Os mercados em desenvolvimento, onde o número de usuários de smartphones está crescendo mais rapidamente do que nos mercados desenvolvidos como os EUA, também são um grande alvo para o Facebook experimentar mais serviços para envolver o público.
O Meta está atrasado no jogo da IA?
Embora a empresa tenha sido um pouco lento em desenvolver e lançar ferramentas de IA para seus usuários, agora está avançando com sua estratégia de IA por três razões principais:
- Retenção de usuários: os usuários agora esperam ver e usar ferramentas de IA em seus aplicativos. Se o Meta não oferecer isso, há o risco de que migrem para outras plataformas.
- Retenção de investidores: os investidores querem ver sinais de que o Meta está comprometido em apoiar e construir a próxima geração de computação.
- Orgulho próprio: a Meta vem ditando o ritmo em áreas como aplicativos móveis, mídia social e publicidade na última década. Será que vai perder essa oportunidade?
O Poder do WhatsApp e Instagram
Com bilhões de usuários ativos mensais, o WhatsApp e o Instagram apresentam uma oportunidade única para escalar suas ofertas de IA. Ao integrar a Meta AI nesses aplicativos, a empresa pode expor seu modelo avançado de linguagem e capacidades de geração de imagem para um público enorme, potencialmente superando o alcance de seus concorrentes.
A Meta também confirmou que lançará o Llama 3, a próxima versão de seu modelo de linguagem de grande porte de código aberto, dentro do próximo mês.
Omg Meta just casually dropped it's AI powered by Llama on WhatsApp 😳🤯 pic.twitter.com/6DqnnSJ07l
— Nikhil Kumar (@nikhilkumarks) April 12, 2024
Fonte: Tech Crunch