Elon Musk, o bilionário e magnata da tecnologia, fez uma previsão ousada em uma resposta no X (antigo Twitter) sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA). Segundo Musk, até o próximo ano a IA provavelmente será mais inteligente que qualquer ser humano individualmente. E a previsão vai além: até 2029, a IA possivelmente superará a inteligência combinada de toda a humanidade.
A declaração de Musk veio em resposta a uma entrevista do futurista Ray Kurzweil no popular podcast de Joe Rogan. Kurzweil, conhecido por suas previsões arrojadas, estimou de forma “conservadora” que a IA atingirá a inteligência em nível humano até 2029. No entanto, Musk acredita que esse marco será alcançado muito antes.
AI will probably be smarter than any single human next year. By 2029, AI is probably smarter than all humans combined. https://t.co/RO3g2OCk9x
— Elon Musk (@elonmusk) March 13, 2024
“A IA provavelmente será mais inteligente do que qualquer ser humano no próximo ano. Em 2029, a IA será provavelmente mais inteligente do que todos os humanos juntos.”
— Elon Musk (@elonmusk)
Preocupações com a IA
Musk tem sido um dos principais nomes a levantar preocupações sobre os perigos associados à Inteligência Artificial. Ele defende uma maior regulamentação dessa poderosa tecnologia, temendo que seu mau uso possa levar à “destruição da civilização”.
Em entrevista anterior, Musk alertou sobre o potencial da IA de influenciar eleições e questionou se, em um cenário onde a IA é suficientemente inteligente, seriam as pessoas usando a ferramenta ou a ferramenta usando as pessoas.
O crescimento exponencial da IA
Kurzweil explicou que sua previsão sobre a IA atingir a inteligência humana até 2029 foi feita ainda em 1999. Na época, muitos consideraram essa estimativa completamente maluca. Ele atribui essa disparidade de opiniões à dificuldade das pessoas em compreender o conceito de crescimento exponencial.
Segundo Kurzweil, economistas ainda têm uma visão linear do crescimento, esperando um aumento de apenas 2% ao ano, por exemplo. No entanto, o crescimento exponencial da tecnologia faz com que ela dobre em um período de 14 anos.
O futuro da humanidade com a IA
As previsões de Kurzweil vão além da superação da inteligência humana pela IA. Em seu livro “The Singularity Is Near”, ele prevê que os seres humanos logo “transcenderão a biologia” e atravessarão o universo como ciborgues imortais. Kurzweil acredita até mesmo que viverá para sempre após fazer o upload de sua consciência para um computador.
Diante dessas previsões impactantes, fica evidente que estamos apenas no início da revolução da Inteligência Artificial. As implicações dessa tecnologia para o futuro da humanidade são vastas e complexas, gerando tanto entusiasmo quanto preocupação.
Enquanto alguns veem a IA como uma ferramenta com potencial incrível para melhorar nossas vidas, outros, como Musk, alertam sobre os riscos existenciais associados a ela. A regulamentação e o uso responsável da IA serão fundamentais para garantir que essa tecnologia seja um aliado, e não uma ameaça, para a humanidade nos próximos anos e décadas.